quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Lente de metamaterial focaliza um hemisfério inteiro



















via
Inovação Tecnológica
Imagem Duke University

Engenheiros da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, criaram uma nova geração de lentes até agora só prevista nas teorias.
Diferente de todas as lentes que se conhece até hoje, a nova lente, de altíssima resolução e grande campo de visão, abre caminho para aplicações totalmente novas, assim como para a melhoria dos sistemas ópticos e eletromagnéticos atuais.

As novas lentes em nada se parecem com as atuais. Em vez dos vidros ou plásticos transparentes, geralmente esféricos e altamente polidos, as novas lentes lembram mais uma veneziana em miniatura.

O avanço foi possível graças aos metamateriais, materiais sintéticos que não são formados por uma única substância, mas por uma estrutura construída pelo homem que pode ser projetada e desenvolvida para apresentar propriedades que não são encontradas em materiais naturais, encontrados na natureza.

Os pesquisadores afirmam que uma única lente de metamaterial poderá substituir sistemas ópticos tradicionais que exigem grandes conjuntos de lentes, além de fornecer imagens mais nítidas. Leia+

"As novas lentes também poderão ser utilizadas em sistemas de grande potência, como nos radares, para a obtenção de feixes mais direcionados - isto não é possível com as lentes tradicionais porque elas teriam que ser grandes demais para serem práticas."

Nenhum comentário: