segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Computação Paraconsistente: Uma Abordagem Lógica à Computação Quântica


Imagem Universidade James Madiso

Fabio Reynol - Agência Fapesp

A pesquisa, desenvolvida pelo Professor Walter Carnielli e por seu orientando de doutorado, o colombiano Juan Carlos Agudelo, dá pistas para o avanço da informática quântica ao utilizar a lógica paraconsistente como fundamento para a elaboração de algoritmos voltados a esse modelo.

A computação quântica é fundamentada em conceitos criados pela física quântica, como o da superposição (quando uma partícula está em condições contraditórias simultaneamente) e do entrelaçamento (quando a alteração em uma partícula provoca o mesmo efeito em outra que se encontra distante).

Segundo Carnielli, assim como a física clássica não apresenta resposta para situações de contradição em sistemas físicos, tampouco a lógica booleana, na qual os computadores atuais se baseiam, consegue responder a configurações em que as cláusulas sejam contraditórias.

A solução encontrada pelos pesquisadores foi utilizar a chamada "lógica paraconsistente", capaz de obter resultados racionais mesmo nos casos em que duas ou mais condições não possam ocorrer (na lógica clássica) ao mesmo tempo.

Em sua tese de doutorado, intitulada Computação Paraconsistente: Uma Abordagem Lógica à Computação Quântica, Agudelo criou um modelo teórico que pode inspirar a criação de softwares para os computadores quânticos. "Ao elaborar circuitos paraconsistentes, simulamos uma proposta de circuitos quânticos", disse Agudelo.

O pesquisador idealizou um computador que funciona com a lógica paraconsistente.
Utilizando o esquema idealizado pelo matemático britânico Alan Turing (1912-1954)

Na versão quântica, essa concepção moderna da máquina de Turing admite não um, mas um conjunto de posições que seriam inconcebíveis para a lógica clássica, como, por exemplo, um comando que faça a fita correr para a esquerda e para a direita simultaneamente. "Na lógica paraconsistente esses estados são superpostos, como se fossem empilhados", explicou Agudelo. [Leia+]


"Segundo Carnielli, a originalidade do trabalho está na associação da lógica paraconsistente à computação quântica. Mesmo traçando modelos iniciais básicos, eles poderão abrir caminhos para uma produção de programas para computadores quânticos."


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Digitalize seus cadernos enquanto escreve



via
iG Tecnologia
Por Jacqueline Lafloufa

A caneta digital da Maxprint vem num estojinho de metal junto com um receptor recarregável com capacidade para armazenar até 100 páginas A4 e um cabo USB, para transferência das imagens digitalizadas.

O uso é bem simples: basta posicionar o receptor no topo da página e utilizar a caneta normalmente. Um software de reconhecimento de escrita (OCR) para PC acompanha o kit, e possibilita a conversão da imagem da folha manuscrita em texto digital. [Veja+]

"A caneta também tem uma interessante função “mouse”: enquanto o receptor estiver conectado ao PC, é possível usar a caneta como em um tablet, sem necessariamente precisar de uma superfície de apoio – estranhamente, é possível usar a caneta 'no ar'."

Nasa divulga imagem inédita de dunas em cratera de Marte



via
Jornal do Brasil [Ciência e Tecnologia]
foto Divulgação/Nasa


A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quinta-feira a imagem de dunas que se formaram dentro de uma cratera em Marte.

A fotografia foi captada pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter em 28 de dezembro de 2009. [Leia+]


"A cratera em questão fica em uma extensa região chamada de Noachis Terra, próxima à área conhecida como Bacia de Impacto Hellas, no hemisfério sul do planeta vermelho."

Primeiro tweet ao vivo é enviado da Estação Espacial Internacional



via
GigaBlog [UOL Tecnologia]
Por Bruno Roberti

O astronauta Timothy Cramer, da Estação Espacial Internacional (ISS), foi o primeiro homem a enviar um post ao vivo do espaço para o Twitter. [Leia+]

“Olá Twitterverse! Nós estamos tuitando AO VIVO agora da Estação Espacial Internacional – o primeiro tweet ao vivo do espaço.”

Estudo: comportamento humano moderno surgiu há 750 mil anos



via
Terra
Foto National Geographic


Por muito tempo se acreditou que o chamado comportamento humano moderno houvesse surgido em meados da Idade da Pedra, entre os humanos "modernos" - os Homo sapiens. Mas um novo estudo sugere que a vida moderna pode ter se originado aproximadamente 500 mil anos antes.

No sítio pré-histórico Gesher Benot Ya¿aqov no norte de Israel, pesquisadores encontraram a mais antiga evidência conhecida de organização social, comunicação e divisão de espaços de habitação e trabalho - todos considerados marcos do comportamento humano moderno.

O antigo acampamento de caçadores-coletores data de 750 mil anos atrás e deve ter sido construído pelo Homo erectus ou outro ancestral da espécie humana, dizem os arqueólogos. O Homo sapiens - a nossa espécie - surgiu há apenas 200 mil anos, sugerem registros fósseis. [Leia+]


"No local, pesquisadores encontraram artefatos - como machados, instrumentos cortantes, raspadores, martelos, furadores, ossos animais e restos botânicos - enterrados em áreas distintas."

Espécies ameaçadas terão DNA congelado



via Scientific American Brasil
foto KATHERINE HARMON

por Katherine Harmon

Logo abaixo da exposição dos dinossauros, um laboratório no porão do edifício novecentista do Museu Americano de História Natural (AMNH na sigla em inglês), em Nova York, abriga a mais nova coleção da instituição: oito grandes cilindros criogênicos refrigerados por nitrogênio líquido.

Chamada de Coleção Ambrose Monell para Pesquisa Molecular e Microbiana, o laboratório guarda milhares de microscópicas amostras genéticas congeladas. E a coleção recebeu alguns novos e raros espécimes.

Representantes do Serviço Nacional de Parques americano, responsável pela gestão das terras onde vivem muitas das quase 400 espécies de vertebrados ameaçados dos Estados Unidos, assinaram um acordo com o museu para a estocagem de amostras de DNA nos frascos refrigerados.

Entretanto, os novos associados não têm nenhuma intenção de reanimar linhagens extintas no estilo Jurassic Park.

A esperança é usar essas amostras genéticas mantidas a 160°C negativos pelo vapor do nitrogênio líquido em ebulição como uma linha de base com o intuito de descobrir como espécies e populações estão mudando e se adaptando ou não às mudanças ambientais. Amato observou, no entanto, que “é difícil predizer qual o valor disso no futuro”.
[Leia+]

“Esses recursos são realmente necessários para os estudos biológicos destinados a entender melhor a diversidade de vida no planeta”, afirmou durante a assinatura do acordo George Amato, diretor do Instituto Sackler de Genômica Comparativa do museu."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Robô controlado por caos ganha flexibilidade no movimento



via
Inovação Tecnológica
foto Max-Planck

Engenheiros alemães descobriram uma forma mais simples, baseada na teoria do caos e em circuitos neurais, para fazer com que um robô consiga mover-se de forma otimizada, escolhendo o melhor modo de andar em cada situação.

O robô de seis pernas imita vários movimentos e comportamentos do homem e de outros animais. Com a nova técnica, ele consegue fazer isto com mais flexibilidade, com menor esforço e, portanto, com menor gasto de energia.

A simplicidade obtida no projeto do robô é impressionante: 18 sensores podem acionar 18 motores, dando ao robô 11 padrões comportamentais, como orientação, navegação, autoproteção etc., e todas as combinações entre esses padrões comportamentais.

O circuito também vai aprendendo com a experiência. Ao receber um conjunto de sinais, por meio dos sensores, que correspondam a um comportamento já usado anteriormente, o robô imediatamente adota o modo de andar mais adequado àquela situação. [Leia+]

"O resultado é que o robô pode se adaptar muito rapidamente a mudanças no ambiente, como andar de pé, descer ou subir uma inclinação, ajustar-se a mudanças no piso e, ao mesmo tempo, desviar de obstáculos no seu caminho."

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ondas de rádio "enxergam" através de paredes











via Inovação Tecnológica
foto Sarang Joshi/Joey Wilson

Engenheiros da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, mostraram que uma rede sem fio de transmissores de rádio pode rastrear pessoas que se deslocam atrás de paredes sólidas.

Essa espécie inovadora de radar poderia ajudar os bombeiros a resgatar vítimas de incêndios e atender pessoas idosas que tenham caído dentro de casa, e a polícia a resgatar reféns durante sequestros.

A técnica utiliza imagens tomográficas de rádio (RTI: Radio Tomographic Imaging), que permitem "ver", localizar e rastrear as pessoas ou objetos que se deslocam em uma área cercada por transmissores de rádio simples e de baixo custo. [Leia+]


"A técnica RTI tem várias vantagens. "Os sinais de radiofrequência podem viajar através de obstáculos como paredes, árvores e fumaça, enquanto os sistemas de imageamento óptico e infravermelho não podem", afirma os engenheiros."

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Thermaltake lança gabinete de alumínio projetado pela BMW


via Clube do Hardware

A Thermaltake em parceria com a BMW desenvolveu o Level 10 (VL30001N2Z), um gabinete “full-tower” feito em alumínio extrudado .

O Level 10 tem ainda mecanismos que dispensam o uso de parafusos para a instalação das unidades de disco, abertura na bandeja da placa-mãe para acessar a peça que é instalada atrás do processador para prender coolers, quatro portas USB 2.0 e uma porta eSATA. [Veja+] [+Info]

"Neste gabinete os principais componentes do micro são instalados em compartimentos separados, protegidos por chave. O Level 10 custa nos EUA US$ 850."

domingo, 17 de janeiro de 2010

Froot, computador conceito da Dell, não precisa de teclado ou monitor



via
Gizmodo Brasil


Criada por Pauline Carlos como parte de um concurso sobre sustentabilidade patrocinado pela Dell, o Froot usa dois projetores: um para o teclado virtual e outro para o monitor. [Leia+]

"O case que é construído com polímeros vindos de materiais biodegradáveis."

domingo, 10 de janeiro de 2010

Arqueólogos egípcios descobrem tumbas de construtores das pirâmides



via
G1[Ciência e Saúde]
foto AP

Arqueólogos egípcios descobriram um grupo de novas tumbas de trabalhadores que construíram as pirâmides, abrindo espaço para entender a forma como eles viviam e comiam há mais de 4.000 anos. A revelação foi feita neste domingo (10) pelo departamento de antiguidades do país.

As tumbas são pertencentes à 4ª dinastia, entre os anos 2.575 a.C. e 2.467 a.C., quando as Grandes Pirâmides foram construídas, segundo o diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass. [Leia+]

"As evidências encontradas apontam que aproximadamente 10 mil trabalhadores atuaram na construção da pirâmides e eles comiam 21 bois e 23 ovelhas que eram enviados diariamente para eles por fazendas do norte e do sul do Egito."

Nasa divulga imagem de buraco negro supermaciço no centro da Via Láctea



via
Folha Online
foto Nasa

A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta terça-feira (5) imagem de um buraco negro localizado no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*.

Com uma dimensão de 114 anos-luz, ele está localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário. É visível a partir dos dois hemisférios da Terra.

Os cientistas acreditam que as regiões centrais de praticamente toda galáxia como é o caso da Via Láctea, onde fica a Terra contêm um buraco negro supermaciço como este, de um milhão de massas solares ou mais. [Leia+]


"No entanto, de acordo com os astrônomos da Nasa, este buraco negro é um "devorador" fraco. "


sábado, 9 de janeiro de 2010

Astrônomos dizem que planetas habitáveis devem ser encontrados em até 5 anos



via
Folha Online
imagem AP/Nasa

da Associated Press, em Washington


Astrônomos dizem que estão prestes a encontrar planetas como a Terra orbitando outras estrelas, um passo-chave para determinar se nós estamos sozinhos no Universo.

Um importante oficial da Nasa (agência espacial norte-americana) e outros importantes cientistas dizem que, dentro de quatro ou cinco anos, eles devem descobrir o primeiro planeta similar à Terra onde a vida poderia se desenvolver, ou já se desenvolveu.

Um planeta com o tamanho próximo ao da Terra pode até mesmo ser encontrado neste ano se vestígios preliminares de um novo telescópio espacial se confirmarem.

Na conferência anual da Sociedade Astronômica Norte-Americana, que acontece nesta semana, cada descoberta envolvendo os assim chamados "exoplanetas", aqueles planetas de fora do nosso Sistema Solar, apontam para a mesma conclusão: planetas como a Terra, em que a vida pode se desenvolver, são provavelmente abundantes, apesar do violento Universo de estrelas explosivas, buracos negros esmagadores e galáxias em colisão.

Kepler, o novo telescópio da Nasa, e uma riqueza de novas pesquisas no repentinamente quente e competitivo campo dos exoplanetas gerou discussões notáveis na conferência.

Cientistas falam sobre estar em um "ponto especialmente incrível na História", próximos de responder uma questão que perseguiu a humanidade desde o início da civilização.

"A pergunta fundamental é: Nós estamos sozinhos? Pela primeira vez, há otimismo de que, em algum momento de nosso tempo de vida, vamos conseguir responder esta questão." É o que diz Simon "Pete" Worden, astrônomo que lidera o Centro de Pesquisas Ames da Nasa. "Se eu fosse de apostar, e eu sou, apostaria que nós não estamos sozinhos, que há muita vida [pelo Universo]", completa ele.

Até mesmo a Igreja Católica organizou conferências científicas sobre a possibilidade de vida extraterrestre, incluindo um encontro em novembro passado. "Estas são grandes questões que refletem sobre o significado da raça humana no Universo", disse o diretor do Observatório do Vaticano, o reverendo Jose Funes, durante a conferência desta semana. [Leia+]


"Eu certamente esperaria que, nos próximos quatro ou cinco anos, encontremos um planeta do tamanho da Terra em uma zona habitável."

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Panasonic anuncia televisor 3D de 152 polegadas



via
Gizmodo Brasil

A Panasonic anunciou o que chama de “maior tela de plasma 3D full HD” do mundo, com 152 polegadas. Com resolução de 4.096 x 2.160 pixels. [veja+] [Leia+]


O televisor usa tecnologias que, segundo a Panasonic, garantem uma boa imagem em 3D elas possibilitam “imagens full HD para os olhos direito e esquerdo formadas com o dobro do volume de informação de imagens full HD comuns” e redução do efeito “crosstalk” (sobreposição das imagens alternadas para cada olho).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cientistas descobrem caverna vertical na superfície da Lua que talvez possa servir para uma futura base



via
APOLO11.COM
dica sdmonstro@gmail.com
foto Agência Espacial Japonesa [JAXA]

Cientistas japoneses encontraram, no imenso território lunar, uma localidade que talvez possa servir para uma futura base do homem na Lua.

A região em questão é uma espécie de caverna em formato cilíndrico com cerca de 80 metros de profundidade e 65 metros de diâmetro. A novidade foi divulgada pela União Geofísica Americana (AGU).

A hipótese dos cientistas é de que o buraco tenha aparecido após uma atividade vulcânica ocorrida há bilhões de anos, quando a região era mais quente. [Leia+]

"Entre tantas preocupações e avaliações para uma futura base lunar, estão a proteção do homem contra a radiação e meteoritos que chegam a sua superfície. “Já que as tubulações de lava estão protegidas do difícil ambiente na superfície lunar, estes buracos poderiam ser utilizados como bases", diz o estudo de Haruyama."