sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Astrônomos detectam estrela de nêutrons superveloz

Saiba+

"Com os instrumentos do observatório de raios-X Integral, da Agência Espacial Européia (ESA), pesquisadores descobriram o que parece ser a estrela de nêutrons mais veloz já encontrada. O astro pode estar girando 1.122 vezes por segundo, quase o dobro da taxa máxima de rotação prevista para esse tipo de corpo celeste. Se confirmada, a descoberta oferecerá a astrônomos a possibilidade de estudar o interior de um estrela morta.

Estrelas de nêutrons são o que resta depois da destruição de certas estrelas. Com cerca de 10 km de diâmetro, mas contendo uma massa comparável à do Sol, o interior de uma estrela de nêutrons é um dos locais mais exóticos da natureza. Acredita-se que uma colher de chá do material contido nesses astros pesa centenas de milhões de toneladas.

Quando uma estrela de nêutrons orbita outra estrela, é possível que sua gravidade intensa atraia parte da atmosfera da vizinha. Essa atmosfera se acumula ao redor da estrela de nêutrons e, quando a camada atinge uma espessura de 5 a 10 metros, o gás explode uma reação de fusão nuclear. A liberação de energia pode durar vários minutos, e produz uma explosão de raios-X."


Ilustração mostra estrela de nêutrons
assimilando material de vizinha

Nenhum comentário: