terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Grupo busca origens do Sol na Antártida

via G1

"Armados com picaretas e pás e protegidos do frio com grossos casacos, cientistas vasculham o gelo antártico em busca de 'pedras' de valor inestimável. Não se tratam de gemas preciosas, mas de meteoritos e micrometeoritos procedentes de outros mundos, que contêm segredos das origens do Sistema Solar.

'O objetivo é encontrar poeira de asteróides ou cometas para estudar os primeiros instantes do Sistema Solar. Ou seja, objetos que estejam o mais perto possível dos que formaram nossa estrela há 4,5 bilhões de anos', explicou Jean Duprat, cosmoquímico do Centro de Espectrometria Nuclear e Espectrometria de Massa (CSNSM) do Centro Nacional de Pesquisa Científica francês (CNRS).

A Antártica é um dos melhores lugares para a busca destas pedras procedentes da Lua, de outros planetas e de asteróides. Sobre sua plataforma de gelo, longe de toda contaminação humana e com chuvas muito fracas, as rochas capturadas pelo gelo são facilmente recuperáveis e, sobretudo, têm grandes probabilidades de terem origem extraterrestre.

Há mais de 30 anos, geólogos vasculham este continente em busca de seu Santo Graal, da amostra que lhes permitirá avançar decisivamente na compreensão "

Nenhum comentário: