terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Videogame deixa cirurgiões mais hábeis, diz estudo

Saiba+ G1

"Jogar videogame aparentemente ajuda os cirurgiões a utilizar técnicas precisas durante operações, segundo um estudo divulgado na segunda-feira (19). Há uma forte correlação entre o talento no jogo eletrônico e a perícia em realizar uma laparoscopia, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista “Archives of Surgery”.

A laparoscopia e outras técnicas cirúrgicas correlatas envolvem a manipulação de instrumentos através de uma pequena incisão corporal, na qual os movimentos do médico são acompanhados em uma tela.

Durante o estudo, médicos com mais habilidades no videogame obtinham também melhor pontuação num exame de habilidades médicas realizado durante um dia e meio. A correlação era muito mais estreita do que em relação à duração do treinamento ou da experiência prévia do médico na cirurgia laparoscópica.

Dos 33 cirurgiões do Centro Médico Beth Israel, de Nova York, que participaram da pesquisa, os nove que já haviam em algum momento de suas vidas jogado pelo menos três horas semanais de videogame cometeram 37% menos erros, operaram 27% mais rápido e obtiveram uma pontuação 42% superior.

Nenhum comentário: