quarta-feira, 14 de março de 2007

BBC - Brasil teve 73% do desmatamento da América do Sul, diz FAO

via Folha Online

"Um relatório da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação (FAO) publicado nesta terça-feira indica que o Brasil continua como maior desmatador da América do Sul e responde por 73% das perdas florestais na região.

O documento diz que o país registrou um aumento na taxa anual entre 2000 e 2005, em comparação com o período anterior, 1990 a 2000. As perdas anuais passaram de 0,5% a 0,6% da cobertura florestal brasileira.

Em números absolutos, de acordo com a FAO, foram desmatados mais de 31 mil km2 por ano no Brasil entre 2000 e 2005. Em toda a América do Sul, o total desflorestado foi de 42 mil km2 por ano.

Ainda assim, o vice-diretor-geral para Florestas da FAO, Jan Heino, disse à BBC Brasil que acredita que o Brasil pode mudar esse cenário rapidamente e citou a plantação de florestas como um exemplo de sucesso.

'O país fez um progresso notável e está entre os mais avançados do mundo nas técnicas de plantio de novas florestas para substituir colheitas', afirmou Heino."

Nenhum comentário: