sexta-feira, 23 de março de 2007

Brasil ganha novo centro espacial

via Agência FAPESP

"O Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e Caribe foi inaugurado na quarta-feira (21/03), em cerimônia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Ele vai funcionar no prédio do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em Santa Maria.

O objetivo é melhorar as capacidades dos países da América Latina e do Caribe nas diferentes áreas das ciências e tecnologias espaciais, que possam contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região.

Para isso, o centro irá organizar e participar de programas de educação, pesquisa e aplicações espaciais, com ênfase inicial nas áreas do sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas, aplicações de meteorologia por satélite, ciências espaciais e atmosféricas e comunicações por satélites.

Entre as atividades educacionais destaca-se a promoção de cursos de pós-graduação com base nos currículos sugeridos pelo Escritório para Assuntos do Espaço Exterior, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário: