quarta-feira, 28 de março de 2007

Cientistas descobrem desenhos da lua feitos por Galileu

via Estadao

"O famoso cientista do Renascimento Galileu Galilei também pintou a lua, com todos os seus detalhes e suas misteriosas sombras, como demonstram as cinco aquarelas descobertas por dois especialistas e publicadas nesta terça-feira, 27, no jornal Corriere della Sera.

O diretor do Instituto de História da Arte da Universidade Humboldt de Berlim, Horst Bredekamp, e seu colega William R.Shea, da Universidade de Pádua, apresentaram as cinco aquarelas na segunda-feira nesta cidade italiana.

Trata-se de cinco páginas pertencentes a um dos tratados de Galileu (1564-1642), o Siderevs Nunciun, conhecido como Gazeta Sideral, publicado em Veneza em 1610 e no qual o astrônomo declarou publicamente, pela primeira vez, a teoria heliocêntrica - ou seja, de que o Sol, e não a Terra, era o centro do universo.

Os desenhos publicados no Corriere della Sera são fruto dos estudos realizados por Galileu através de outra de suas criações, o telescópio.

O cientista soube desenhar a face da lua e, com a cor ocre, ressaltou com rigorosa precisão as manchas formadas pelas crateras do satélite."

Nenhum comentário: