via TNow
"Um grupo de 20 cientistas britânicos embarca numa missão rumo ao oceano Atlântico, para uma área onde existe uma grande parte da crosta terrestre faltando. O fenômeno, identificado pelo grupo, pode modificar algumas importantes questões sobre a teoria da evolução da Terra. O que parece mais um filme de ficção científica está de fato acontecendo e intrigando muitos pesquisadores desde a sua descoberta.
Há cerca de cinco anos a equipe de britânicos iniciou uma série de pesquisas na área do buraco e identificou que a crosta de quilômetros de espessura que cobre a camada interna da Terra simplesmente não existe, ou seja, é como se existisse uma “ferida aberta” no fundo do mar.
O principal objetivo dos cientistas agora é saber se a crosta sofreu algum tipo de degradação devido a alguma falha geológica ou se a camada nem chegou a se desenvolver. Para isto, o grupo já está perfurando o manto para colher amostras de rocha e dados sobre a composição da água do mar para compreender os processos de evolução do nosso planeta.
“A área que estamos observando faz parte de uma cordilheira de milhares de quilômetros quadrados, - com cerca de 4.000 metros de profundidade.com cerca de 4.000 metros de profundidade, - mas estamos começando a perceber que há provavelmente milhões de quilômetros quadrados em que não há assoalho oceânico”, disse o pesquisador do Centro Nacional de Oceanografia de Southampton, Bramley Murton."
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário