quinta-feira, 15 de março de 2007

Objeto do tamanho de Plutão foi destruído 4,5 milhões de anos atrás em uma violenta colisão nos confins do Sistema Solar

saiba+ Folha Online

"Um objeto do tamanho de Plutão foi destruído 4,5 milhões de anos atrás em uma violenta colisão nos confins do Sistema Solar, e os restos do impacto ainda são visíveis. A descoberta, anunciada pelo astrônomo Michael Brown --o mesmo que descobriu Eris, planeta-anão maior que Plutão- revelou a primeira família de asteróides (os restos da colisão) além de Netuno.

Brown conseguiu rastrear a colisão no tempo a partir da descoberta de outro planetóide na região. O objeto, registrado com a sigla '2003 EL61', ainda não tem nome, mas foi apelidado de 'Santa' (Papai Noel, em inglês) porque foi visto pela primeira vez pouco antes do Natal daquele ano.

'Santa' é o terceiro maior objeto do cinturão de Kuiper, a região orbital de Plutão e Eris. Ele tem forma irregular e gira extremamente rápido, característica que intrigou os cientistas. 'Ele gira tão rápido que se esticou na forma de uma bola de futebol americano meio esvaziada e pisoteada', disse Brown em comunicado a jornalistas.

Nenhum comentário: