via G1
"A Estônia entrou recentemente para a história como o primeiro país do mundo a realizar uma eleição nacional via internet. Cerca de cerca de 30 mil dos 940 mil eleitores registrados selecionaram na web seus candidatos para as eleições parlamentares -- os votos on-line, registrados entre os dias 26 e 28 de fevereiro, foram computados nas eleições deste domingo (4).
Esse tipo de eleição já havia sido testada de forma limitada em uma eleição local, em 2005. Na época, cerca de 10 mil cidadãos optaram pela internet na hora de selecionar seus candidatos. Apesar das preocupações relacionadas a ataques de piratas virtuais, fraude de identidade e manipulação dos “votos virtuais”, especialistas consideram que os estonianos mostram confiança nesse sistema.
Os resultados oficiais das eleições parlamentares concluídas no domingo ainda não fora divulgados, mas a agência de notícias Associated Press afirma que o partido Reforma, do atual primeiro-ministro, Andrus Ansip, apresenta vantagem.
Os eleitores que optaram pela internet tiveram de colocar um documento equivalente ao RG, que na Estônia vem com um chip, num leitor acoplado ao computador."
Nenhum comentário:
Postar um comentário