quarta-feira, 28 de março de 2007

Realidade Virtual - Eternidade Virtual

via IT

"Imagine-se travando um diálogo com Isaac Newton ou com Albert Einstein sobre a natureza do universo, onde suas representações tridimensionais de tamanho real olham você em seus olhos, examinam sua linguagem corporal, consideram as nuances da voz e a fraseologia de suas questões, e então lhe respondem de uma forma que é tão real que você pode jurar que as imagens estão vivas.

Esta é uma cena de abertura de um episódio da série de TV Jornada nas Estrelas, de quase uma década e meia atrás. Um novo projeto de pesquisas que será feito conjuntamente pelas universidades de Illinois e da Flórida, ambas nos Estados Unidos, poderá brevemente tornar essas conversações imaginárias uma realidade.

A tecnologia dos videogames, da animação gráfica e da inteligência artificial fornecerão os elementos para que isso aconteça. A Fundação Nacional de Ciências (NSF) dos Estados Unidos está investindo meio milhão de dólares nesse projeto com três anos de duração, para que os pesquisadores ponham juntos esses elementos e criem a metodologia para tornar esses personagens virtuais uma realidade cotidiana."

Nenhum comentário: