domingo, 29 de abril de 2007

Nanotecnologia poderá reparar células danificadas

via Terra

Cientistas norte-americanos acreditam que a nanotecnologia, utilizada freqüentemente em microprocessadores e equipamentos eletrônicos, pode ser usada também para ajudar a reparar ou regenerar células danificadas, devolvendo os movimentos a um doente.

De acordo com o site VNUNet, o diretor do Instituto de Bionanotecnologia em Medicina da Universidade Northwestern, Dr. Samuel Stupp, está combinando nanotecnologia e biologia e já demonstrou como ratos de laboratório paralisados por problemas na medula espinhal podem voltar a andar em apenas seis semanas.

'Injetando moléculas que foram criadas para se auto-organizar em nanoestruturas no tecido espinhal, fomos capazes de recuperar e reparar rapidamente neurônios danificados', explicou Stupp.

Segundo o cientista, as nanofibras, milhares de vezes mais finas que um fio de cabelo humano, são a chave não apenas para prevenir a formação de cicatrizes que impedem a reparação da medula espinhal, mas também para estimular a regeneração de células perdidas ou danificadas.

Nenhum comentário: