quarta-feira, 30 de maio de 2007

De uma vez, grupo acha 28 exoplanetas



saiba+
G1

De uma vez só, astrônomos descobriram 28 novos planetas fora do nosso Sistema Solar -– mundos que orbitam estrelas de todos os tipos, de pequenas e apagadas a gigantes e brilhantes. Com eles, o número de exoplanetas salta 12% em relação ao que a astronomia conhecia em 2006, para 236.

Entre os planetas recém-descobertos, se destaca um gigante gelado, de tamanho parecido com o de Netuno -– o que surpreendeu os cientistas, porque nunca um planeta assim foi visto passando em frente a sua estrela. Batizado de Gliese 436b, ele foi observado pela primeira vez há dois anos, mas só agora seus dados puderam ser analisados.

Segundo os cientistas ele deve ser composto por 50% de água, 50% de rocha e pequenas quantidades de hidrogênio e hélio. A água deve estar em estado sólido, pela alta pressão. É como se fosse um “superNetuno quente”, que gira em torno de sua estrela a um terço da distância que separa nosso planeta do Sol. A órbita é alongada, o que sugere que outro planeta deve estar por ali, um pouco mais distante da estrela."

Nenhum comentário: