segunda-feira, 28 de maio de 2007

Fotos melhores feitas por câmeras minúsculas são a promessa das lentes líquidas



via
Blog do Maurício

A idéia de carregar uma câmera num celular é das mais agradáveis. Com a câmera sempre à mão, pode-se captar qualquer cena interessante que apareça. O problema é que, por vários motivos, é quase impossível fazer uma foto realmente boa com um camerafone.

Mecanismo de foco e zoom óptico, por exemplo, não cabem na maioria dos celulares. Assim, a lente de um camerafone normalmente tem foco fixo. Os sensores minúsculos captam pouca luz e muito ruído. E o zoom digital apenas recorta uma imagem já pobre, degradando-a ainda mais. As lentes líquidas prometem solucionar duas dessas deficiências: a ausência do mecanismo de foco e a do zoom óptico.

A idéia não é propriamente nova. Já no século XVIII, o astrônomo britânico Stephen Gray construiu uma lupa depositando gotículas de água sobre uma placa perfurada. Gray descobriu que as gotas funcionavam como lentes, fornecendo uma imagem ampliada do objeto abaixo delas.

O que é novo é que os pesquisadores agora descobriram novas maneiras de controlar a curvatura da lente. Isso permitirá focalizar e ajustar o zoom sem a necessidade de deslocar a lente inteira.

Nenhum comentário: