domingo, 27 de maio de 2007

O que originou o sistema solar?



via
Rastos de Luz

Embora não havendo grandes provas, sempre se pensou que o sistema solar se tinha formado quando os efeitos de uma supernova (explosão de uma estrela mais massiva que o Sol, e que ocorre no fim da sua vida), comprimiram o pó e gás de uma nuvem, ou de parte dela, deixando que a gravidade segui-se o seu caminho, nomeadamente proporcionando reacções de fusão nuclear entre os átomos de Hidrogénio (em maioria). Para se comprovar esta hipótese, uma equipe da Universidade de Copenhaga realizou uma observação a meteoritos datados de cerca de 1 milhão de anos após a formação do sistema solar, procurando vestígios de Fe-60, um isótopo do ferro habitualmente produzidos em supernovas. O resultado, com alguma surpresa, foi negativo. Mas quando se fecha uma porta, abre-se sempre uma janela…

E de repente…Alumínio

Nessas amostras foram encontrados, contudo, vestígios de Al-26, um isótopo de Alumínio característico de estrelas muito massivas (com cerca de 30 vezes a massa do Sol), nomeadamente dos ventos que emanam para o espaço. Pode-se concluir assim que o sistema solar pode ter sido formado quando a nuvem de gás e pó que deu origem ao Sol foi perturbada por ventos provenientes dessa estrela, ao contrário do que se pensava até agora.

E no fim…o Fe-60

Se, contudo, se analisarem meteoritos datados de alguns milhões de anos após a criação do sistema solar, verifica-se (aí sim), a existência de Fe-60, característico das supernovas, o que indica que a estrela que foi referida acima poderá ter explodido mais tarde, fornecendo este isótopo do Ferro, encontrado neste tipo de meteoritos.

Nenhum comentário: