quinta-feira, 28 de junho de 2007

Agência Espacial Européia vai simular viagem de dois anos a Marte



via
Terra

A Agência Espacial Européia (ESA) está avaliando os currículos de diversos voluntários para participar de uma simulação de viagem a Marte que deve durar quase dois anos. A missão, batizada de Mars500, vai reunir seis astronautas que ficarão confinados em um módulo que simulará as condições de uma viagem a marte durante 520 dias. O projeto deve ser realizado apenas em 2009.

De acordo com o jornal USA Today, os homens e mulheres selecionados para a missão viverão com as mesmas condições disponíveis na Estação Espacial Internacional (ISS). O plano é simular inclusive o atraso de 40 minutos nas comunicações entre a base na Terra e o módulo.

Com a missão, a ESA espera poder aprender mais sobre os possíveis problemas de saúde e psicológicos que um grupo sofreria numa eventual viagem de longa duração a Marte.

O cenário vai incluir uma série de módulos onde os voluntários vão morar e trabalhar. Haverá ainda uma área externa que vai simular o terreno marciano e será construído em um galpão em Moscou.

Nenhum comentário: