quinta-feira, 28 de junho de 2007

Aquecimento global mata 77 mil por ano na região da Ásia-Pacífico



via
Folha Online

Cerca de 77 mil pessoas morrem a cada ano na região da Ásia-Pacífico por causas direta ou indiretamente atribuídas à mudança climática. A área concentra metade do total registrado no mundo todo, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

'Já chegamos a um momento crítico no qual o fenômeno do aquecimento global tem um grave impacto sobre a vida e a saúde das pessoas', diz em comunicado o diretor regional da OMS para o Pacífico Ocidental, Shigeru Omi.

O problema 'representará uma ameaça ainda maior para a humanidade nas próximas décadas, se não houver uma ação imediata', acrescentou Omi.

Algumas possíveis conseqüências para a região serão focos de mosquitos em áreas de onde haviam sido erradicados, com o risco de epidemias de malária e dengue, segundo a OMS.

A diminuição do nível de chuvas também deverá aumentar os casos de doenças que têm sua origem em águas estagnadas. Milhões de pessoas podem ainda sofrer de desnutrição se terrenos atualmente cultiváveis forem arrasados por inundações, acrescentou o representante do órgão.

Nenhum comentário: