saiba+ Terra
Pesquisas recentes puseram fim à idéia de que cada gene fosse como uma ilha no interior do genoma - uma unidade de DNA com fronteiras bem definidas e independente de outros genes - encarregada de produzir uma proteína específica.
Em seu lugar, emergiu uma visão mais complexa do que a defendida originalmente pelos cientistas. A maior surpresa das recentes pesquisas foi descobrir que 95% do genoma tem uma atividade principal: fabricar fibras de RNA (um material genético diretamente aparentado ao DNA), mais ou menos como fazem os genes. No que tange à utilidade dessa atividade, os cientistas ainda não estão certos de qual venha a ser.
'A comunidade científica terá de deixar de lado algumas visões arraigadas sobre o que são os genes e o que eles fazem', afirmou em comunicado Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma, nos Estados Unidos. 'Isso poderia ter conseqüências importantes para os esforços de identificação das seqüências de DNA envolvidas em muitas enfermidades humanas'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário