sexta-feira, 15 de junho de 2007

Foco de gripe aviária é detectado no Reino Unido



via
Terra

As autoridades veterinárias do Reino Unido comunicaram hoje a detecção de um caso de gripe aviária pouco patógena no noroeste da Inglaterra, anunciou a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

O foco foi localizado em St. Helens, em Mereyside, onde 34 aves foram infectadas pelo vírus H7N2, considerado 'levemente patógeno', ressaltou a OIE em um boletim.

O contaminação começou no último dia 8, e, segundo informações da veterinário-chefe do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, Debby Reynolds, a identificação dos animais doentes foi possível graças à realização de um estudo epidemiológico em um mercado, o que permitiu o estabelecimento de um vínculo com outro foco provocado pelo mesmo vírus H7N2 no País de Gales.

O último anúncio de um surto dessa variante da gripe aviária no noroeste da Inglaterra tinha sido em agosto do ano passado, no condado de Norfolk.

As autoridades veterinárias britânicas aplicaram uma série de medidas, como restrições à movimentação das aves domésticas, a desinfecção das áreas contaminadas, o sacrifício dos animais e a proibição da vacinação.

Nenhum comentário: