sexta-feira, 29 de junho de 2007

Com a ajuda de uma 'tesoura molecular cientistas alemães conseguem retirar vírus da aids de células

via Estadao

Cientistas de Hamburgo e Dresden conseguiram pela primeira vez em laboratório extrair os genes do vírus da aids de células humanas doentes, com a ajuda de uma 'tesoura molecular', e assim obter a sua cura.

'A célula doente se cura', explicou o professor Joachim Hauber, do Instituto Heinrich Pette de Virologia Experimental e Imunologia de Hamburgo. O centro atuou com o Instituto Max Planck de Biologia Celular Molecular, de Dresden, na pesquisa.

Em artigo publicado pela revista científica 'Science', Hauber declara que a equipe 'conseguiu tirar o vírus das células'.

'Ninguém tinha conseguido fazer isto até agora. A descoberta é um avanço biotecnológico', comemorou.

A 'tesoura molecular' utiliza uma enzima para extrair o vírus da célula doente. É um avanço revolucionário na luta contra a doença, já que não se limita a deter a atividade viral, mas elimina o HIV e consegue a cura das células doentes.

Para isso utiliza as propriedades de determinadas enzimas, as 'recombinases', que, como uma tesoura, são capazes de cortar nas células áreas específicas do DNA e eliminar delas a herança genética do vírus.

Nenhum comentário: