sexta-feira, 29 de junho de 2007

Cientistas desenvolvem técnica para retirar o vírus HIV de células infectadas

via O Globo Online

RIO - Cientistas alemães desenvolveram uma enzima para retirar seqüências do HIV de células infectadas pelo vírus, segundo um estudo citado no site da revista 'Science'. A descoberta, feita por pesquisadores do Instituto Max Planck de Biologia Molecular, Celular e Genética, representa um novo passo na busca pela cura para a Aids. O mecanismo, porém, ainda está em fase de testes.

Depois de o HIV infectar uma célula, ele integra sua cópia genética no DNA da célula, dificultando sua remoção. Enquanto muitos pesquisadores concentram esforços em bloquear a entrada do vírus na célula, alguns estão trabalhando para impedir esta etapa de integração do HIV.

Neste estudo, os cientistas se aproximaram desta possibilidade ao investir na retirada do HIV depois de sua instalação no DNA. Para isso, eles criaram uma enzima chama Tre que reconhece seqüências do HIV, e descobriram que assim podem cortar o vírus do genoma da célula infectada. O modelo foi desenvolvido a partir de proteínas conhecidas como recombinases.

Nenhum comentário: