via Estadao
O derretimento de camadas de gelo, geleiras e da cobertura de neve poderá afetar até 40% da população mundial, ao provocar a elevação do nível dos mares, enchentes e redução no suprimento de água potável e para irrigação, diz relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira, 4.
O estudo, realizado por cerca de 70 cientistas, vem a público na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado na terça-feira, põe em evidência, ainda, o risco de a perda das geleiras vir a acelerar o aquecimento global, já que as coberturas de gelo ajudam a resfriar o planeta, ao refletir a luz do Sol de volta para o espaço.
A despeito do fato de boa parte do gelo estar localizada em áreas remotas, como os pólos ou picos elevados, o impacto será sentido em escala mundial, disse o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner.
'O relatório destaca que o destino dos locais gelados do mundo, em um planeta que enfrenta desafios climáticos, deveria causar preocupação em cada ministério, diretoria e sala de estar do mundo', disse Steiner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário