sexta-feira, 29 de junho de 2007

A Nasa decidiu enviar o jipe robótico Opportunity, para cratera Victoria mesmo que seja um caminho sem volta



via
G1

A Nasa decidiu que vai mesmo enviar o jipe robótico Opportunity, que trabalha em Marte desde 2004, para o interior da cratera Victoria mesmo que seja um caminho sem volta. Ao lado, veja o vídeo da simulação do procedimento que será conduzido para levar cuidadosamente o veículo para dentro da cratera.

O objetivo é estudar as camadas de terreno expostas no interior da cratera de 800 metros de largura, escavada pelo impacto de um meteoro no passado marciano. Nelas, podem estar muitos dos segredos ainda ocultos sobre o passado do planeta vermelho, que parece ter sido habitável, com grandes corpos d'água, no seu passado.

Embora levemos a sério a incerteza sobre a capacidade do Opportunity de escalar de volta para cima, o valor potencial de estudos que parece possível dentro da cratera me convenceu a autorizar a equipe a seguir em frente para a cratera Victoria', disse, em nota, Alan Stern, vice-administrador de ciência da Nasa. 'É um risco calculado que vale a pena correr, particularmente porque essa missão superou em muito seus objetivos originais.'

Nenhum comentário: