sexta-feira, 1 de junho de 2007
Primata deu o 1º passo nas árvores
saiba+ Estado
A teoria clássica da evolução diz que os primeiros ancestrais dos humanos a andar sobre os dois pés foram os descendentes daqueles grandes primatas que desceram das árvores e tiveram de ganhar a vida nas savanas. Ao observar o comportamento de orangotangos selvagens, no entanto, um grupo de cientistas percebeu que o bipedalismo pode ter surgido nos nossos parentes mais antigos, que ainda viviam nas árvores.
A equipe liderada por Susannah Thorpe, da Universidade de Birmingham (Inglaterra), notou que os orangotangos que vivem em Sumatra (Indonésia) freqüentemente se locomovem de uma árvore para a outra sobre as duas pernas, enquanto usam os braços para segurar outros galhos e balançar.
Ficar em pé sobre as duas pernas e sair andando até então era visto como a principal característica que define os hominídeos. Os ancestrais de gorilas, chimpanzés e humanos teriam descido das árvores e começado a andar sobre as quatro patas. Um tempo depois teriam desenvolvido um método de se locomover pisando nos nós dos dedos - modo usado pelos grandes macacos até hoje - e posteriormente sobre as duas patas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário