sábado, 30 de junho de 2007

Software lê notícias e indica investimentos

leia+ INFO Online

Uma pessoa demora cerca de 10 minutos para ler uma reportagem de 2.500 palavras.

Programas de computadores vêm cada vez mais sendo usados por investidores a fim de vasculhar notícias, e são capazes de processar um texto desse tamanho em três centésimos de segundo.

Algoritmos - programas que resolvem problemas com base em fórmulas matemáticas - estão tornando mais fácil para os investidores filtrar a imensa quantidade de textos produzidos por agências de notícias em tempo real, jornais, publicações especializadas, estudos clínicos e documentos jurídicos, à procura de informações importantes, e também facilitam realizar transações com base nesses dados em um piscar de olhos.

A crescente gama de notícias veiculadas em mídias não tradicionais, como blogs e páginas de chat na Web, são um desafio para os leitores robotizados.

Mas a velocidade e a eficiência oferecida pelos algoritmos de garimpo de notícias estão ajudando os 'hedge funds' que contam com poucos funcionários a gerar volume de transações semelhante ao dos maiores bancos de investimentos, e podem favorecer o setor de mídia. [full]

Nenhum comentário: