sábado, 2 de junho de 2007

Tecidos eletrônicos revolucionam as roupas



saiba+
Terra

Uma empresa suíça lançou a Isabodywear, uma cueca capaz de impedir que a radiação de telefones celulares afete o aparelho reprodutor masculino, como afirmam alguns cientistas. A Isabodywear é um tipo de 'e-textile', tecidos com componentes eletrônicos embutidos que dão uma utilidade extra à roupa.

Um e-textile pode ser usado em situações cotidianas e tem uma variedade de funções. O Wealthy, fabricado pela empresa italiana Smartex, por exemplo, é uma camisa que captura e grava sinais vitais de quem a usa. A roupa é capaz até de avaliar as condições físicas do usuário e ativar um alarme em caso de emergência. A proposta do Wealthy é ajudar pacientes que estão em processo de reabilitação ou pessoas que trabalham em condições de estresse extremo.

Já a americana Vivometrics criou a LifeShirt, que continuamente codifica e transmite dados biométricos a uma central de comandos remota. Os dados também são salvos em um cartão de memória compact flash. A empresa recomenda o uso da LifeShirt a esportistas.

Nenhum comentário: