segunda-feira, 2 de julho de 2007

Cuba realiza 1º transplante de células-tronco em sistema nervoso

via G1

Cuba realizou o primeiro transplante com células-tronco no sistema nervoso central em um homem paraplégico de 32 anos, segundo a imprensa local. O paciente, não identificado, evolui satisfatoriamente três meses após ter sido submetido à inovadora técnica, de acordo com o neurocirurgião Amado Delgado Gómez, em entrevista à Agência de Informação Nacional (AIN).


O médico explicou que o paciente está recuperando a função motora nos membros inferiores e anda com o auxílio de órtese - dispositivo mecânico que exerce forças sobre uma parte do corpo. A técnica aplicada estimula a regeneração do tecido danificado e recupera em grande parte a função motora, depois de vários meses de reabilitação, afirmou o especialista cubano.

Delgado afirmou que, por enquanto, este tipo de intervenção é recomendada nos casos de mal de Parkinson, Alzheimer, tumores cerebrais, esclerose múltipla, transtornos cerebrais e más-formações congênitas. Esta primeira intervenção, realizada por uma equipe de neurocirurgiões, anestesistas, hematologistas, instrumentistas e enfermeiros, se estenderá a outras instituições hospitalares do país, de acordo com a fonte.


Os transplantes de células-tronco são usados também em casos de infarto do miocárdio, tumores embrionários, câncer de mama, clonagem de órgãos e cirurgias ortopédicas, entre outros. As pesquisas sobre as potencialidades das células-tronco em Cuba começaram em 2003.

Nenhum comentário: