terça-feira, 10 de julho de 2007
Grupo acha gene da cafeína do guaraná
via G1
Amantes do mais brasileiro dos refrigerantes, regozijai-vos: a ciência já sabe como as células do guaraná produzem cafeína, o que pode abrir caminho para uma bebida ainda mais potente e não menos saborosa para os que a usam como estimulante.
A descoberta vem do trabalho de um consórcio de pesquisadores de várias instituições do Brasil, que estão estudando os chamados genes expressos (ou seja, os que realmente estão ativos nas células) do guaraná ou, como os cientistas preferem chamá-lo, Paullinia cupana.
A idéia do trabalho, que já desvendou as seqüências de DNA de mais de 8.000 genes da planta, é encontrar também maneiras de torná-lo mais resistente a pragas e mais nutritivo.
A pesquisa está sendo coordenada por Spartaco Astolfi Filho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contou também com a participação de Marcelo Brígido, da Universidade de Brasília (UnB). Brígido contou ao G1 que a produção de cafeína da planta amazônica é controlada por um conjunto de genes diferente do responsável pela produção da cafeína no café. [full]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário