quarta-feira, 25 de julho de 2007

Grupo vê memória se formar no cérebro

via G1 > Ciência e Saúde




Imagens obtidas por cientistas americanos mostram formação de conexões em ratos.
Trabalho é primeiro passo para determinar como mente armazena lembranças.

Cientistas americanos dizem ter captado pela primeira vez imagens das mudanças que são produzidas nas conexões cerebrais de ratos durante o processo de aprendizagem.
Em um trabalho publicado na revista científica "Journal of Neuroscience", os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine disseram que, com sua nova técnica, conseguiram transformar em realidade um velho sonho dos neurologistas.

"Esta é a primeira vez que alguém vê o substrato físico, a cara de uma memória recém adquirida", declarou Gary Lynch, professor de psiquiatria e comportamento humano da Universidade da Califórnia em Irvine

"Transpusemos uma barreira antes considerada insuperável", acrescentou. O relatório assinala que o estudo mostrou as conexões que são produzidas entre os neurônios no cérebro dos ratos, e que mudam de forma quando os roedores aprendem a se movimentar por um ambiente novo e complexo.

Quando são administradas drogas aos animais para bloquear as mudanças, os ratos não conseguem se lembrar da informação, o que confirma a importância crucial que tem essa mudança na produção de uma memória estável. Segundo os pesquisadores, o estudo abre portas para tornar realidade um dos grandes objetivos da ciência: determinar a distribuição da memória nas regiões do cérebro.

Nenhum comentário: