quarta-feira, 25 de julho de 2007

Intel cria conectores ópticos capazes de transmitir dados a 40Gbps

via PC WORLD

Modulador, que converte dados elétricos em luz, abre caminho para interconctores ópticos de alta velocidade para computadores

Pesquisadores da Intel estão mais perto de criar chips que transmitem dados a altas velocidades usando luz no lugar de elétrons, mas produtos baseados na tecnologia estão previstos para um futuro mais distante.

Nesta quarta-feira (25/07), um time de pesquisadores da companhia apresentou um modulador laser feito de silício que é capaz de codificar dados a velocidades de 40 Gbps (gigabits por segundo), um aumento significativo.

O novo modulador, que converte dados elétricos em luz, abre caminho para interconctores ópticos de alta velocidade para computadores que, combinados a lasers híbridos de silício em um único chip, podem transmitir terabits de dados por segundo, escreveu Ansheng Liu, engenheiro principal do Grupo de Tecnologia Corporativa da Intel, em seu blog.

Os interconectores ópticos são desejáveis porque a fibra ótica oferece maior largura de banda e carrega dados mais rápido que o cobre, atualmente usado para conectar chips e mover dados dentro do computador.

Liu não deu indicativos de quando a tecnologia será comercializada, sugerindo apenas que ainda deve levar alguns anos.


Nenhum comentário: