segunda-feira, 9 de julho de 2007

Brasil tenta chegar ao espaço com outro foguete nacional



via
Último Segundo

O Brasil continua empenhado em desenvolver uma indústria aeroespacial própria; ingressar no clube de dez países com acesso ao espaço; e aproveitar suas vantagens geográficas no negócio mundial de lançamento de satélites, afirmou nesta quinta-feira a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Quarta-feira, a Agência lançará o pequeno foguete VSB-30 da base do Maranhão em outra tentativa para consolidar seu modesto Programa Espacial.

'O objetivo principal do Programa é ter acesso ao espaço. Menos de dez países têm essa tecnologia e nós queremos entrar a nesse grupo', comentou o presidente da AEB, Sergio Gaudenzi.

'Por isso, vamos completar o Centro Espacial de Alcântara (CEA), construir o Veículo Lançador de Satélites (VLS-AB) e a Plataforma Multiuso. Com isso ganhamos autonomia no setor', acrescentou.

A plataforma, uma das principais apostas e necessidades do Programa, terá capacidade para operar várias cargas úteis, destacou.

Outra plataforma brasileira de lançamento de foguetes explodiu em agosto de 2003, numa tragédia que matou 20 técnicos em Alcântara. [full]

Nenhum comentário: