sexta-feira, 27 de julho de 2007

Pirata usa protetor de tela para inectar PC

via G1 > Tecnologia

Empresa de segurança lançou alerta para spam com protetor de tela anexado.
Arquivo instala um cavalo de tróia que fica escondido no computador.

Os criminosos virtuais precisam se reinventar sempre para conseguir driblar as novas atualizações de segurança feitas pelas empresas. Depois do spam de imagem e dos arquivos em PDF, a empresa de segurança Sophos alertou para um spam largamente empregado que utiliza protetores de tela para infectar o PC do usuário.

O e-mail, enviado para milhares de caixas de entrada em todo o mundo, afirma que o usuário recebeu um protetor de tela de um amigo e orienta que ele abra o arquivo anexo, uma pasta compactada chamada bsaver.zip. A mensagem contém mensagens como “Bom dia! Um protetor de tela muito legal está em seu anexo!”.

Ao abrir o anexo e clicar no arquivo contido dentro da pasta compactada, o computador é infectado com um cavalo de tróia, o Agent-FBZ, que instala dois rootkits, softwares freqüentemente utilizados por criminosos virtuais para esconder outros programas ou processos que atuam no computador –- deste modo, tenta atuar escondido do software antivírus.

A mensagem também oferece um link no qual o usuário poderia encontrar mais imagens para utilizar em seu computador. Para evitar ser vítima de golpes desse tipo, os internautas não devem clicar em links ou arquivos sugeridos em e-mails de pessoas desconhecidas. Clique aqui para ver mais dicas.

“Se você receber um e-mail não solicitado com um encorajamento para abrir um protetor de tela anexado, um alarme deve entrar em ação imediatamente na sua cabeça”, afirmou Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos. “Os piratas estão utilizando uma mistura de engenharia social e modos para se esconder no computador, tentando levar vantagem de usuários do Windows que se esquecem de pensar antes de clicar.

Nenhum comentário: