sexta-feira, 27 de julho de 2007

Mão robótica é capaz de tocar piano

via G1 > Tecnologia




Pesquisadores da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo capaz de fazer uma mão robótica realizar movimentos individuais dos dedos estimulada por sinais neurais gravados no cérebro de macacos, a prótese foi capaz de tocar várias notas em um piano.

A novidade representa um avanço em relação às próteses atuais, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma mão artificial com habilidade maior do que as existentes até hoje.

“Esperamos que, eventualmente, possamos implantar uma estrutura similar permanentemente no córtex motor de humanos”, afirmou Mark Schieber, neurocientista da Universidade de Rochester, que trabalha no projeto. Entretanto, os pesquisadores alertam que o uma versão viável para humanos ainda está longe de ficar disponível.


Segundo o site da publicação “Technology Review”, a maior parte das próteses de mãos é limitada a um movimento de uma garra. Uma versão significantemente melhorada, que chegou ao mercado na última semana, utiliza contrações dos músculos dos braços para controlar individualmente os dedos. Enquanto esse tipo de design é uma grande melhora para os amputados, traduzir sua intenção de movimento via músculos requere um esforço consciente. No longo prazo, os cientistas gostariam de ter uma prótese que seja controlada pelos pensamentos do usuário.

Até agora, os cientistas criaram interfaces neurais que permitem que macacos e pacientes paralisados, em alguns casos experimentais usem sua atividade cerebral para alcançar e movimentar um braço robótico. Entretanto, mãos robóticas mais sofisticadas geralmente requerem níveis de controle mais apurados. “Com o desenvolvimento de próteses mais hábeis, temos uma motivação para tentar o controle individual dos dedos”, afirma Thakor.


Para criar a interface neural, os pesquisadores gravaram atividade das células cerebrais de macacos enquanto eles moviam seus dedos de formas diferentes. Os cientistas então criaram algoritmos para decodificar esses sinais e identificar os padrões específicos para cada movimento. Quando houve a junção desse sistema à mão, os dedos realizaram o movimento desejado 95% das vezes.

Os pesquisadores planejam fazer uma demonstração do sistema em tempo real nos próximos seis meses. Macacos implantados com eletrodos serão ligados a uma versão virtual da prótese da mão ainda em desenvolvimento , e os cientistas irão determinar se os animais treinados para executar movimentos específicos com as mãos poderão controlar os movimentos com suas intenções em tempo real.

Nenhum comentário: