quinta-feira, 26 de julho de 2007

Melbourne está entre pioneiras na construção de edifícios ecológicos



via
Folha Online

Uma das cidades pioneiras do mundo no lançamento de estratégias para reduzir a produção de CO2 é Melbourne, na Austrália.

Lá se localiza a maior instalação solar em um edifício urbano de todo o continente, no Queen Victoria Market, um complexo comercial do século 19, com uma fachada moderna que possui 1.300 painéis solares.

A administração de Melbourne, de acordo com o relatório 'State of the World 2007', da World Watch Institute (WWI), está promovendo parcerias entre empresas privadas e a administração pública para encorajar um crescimento econômico que acompanhe a qualidade ambiental.

O slogan adotado é 'Zero Net Emissions' (literalmente, 'rede de emissão zero', ou emissão líquida zero, conceito baseado em um 'balanço ambiental zero' que inclui reduzir emissões de CO2 e realizar ações ambientais positivas como compensação), pelo qual a cidade australiana de 60 mil habitantes (que abriga 660 mil durante o dia e integra uma área metropolitana de 3,6 milhões de habitantes) decidiu atuar concretamente.

O objetivo de alcançar emissão zero de CO2 parece cada vez menos distante, visto que a cidade já reduziu suas emissões de monóxido de carbono em 26% e para 2010 decidiu elevar a meta para 30% a 50%.

Como destaca o artigo de Tom Roper, ex-ministro do governo do Estado da Victoria, que integra o relatório, a bandeira principal da eco-revolução local é o Council House 2, o complexo de escritórios que será construído em Melbourne, o primeiro a alcançar na Austrália a pontuação máxima do sistema de certificação ambiental, o Grenn Star.

Sobre a construção desse prédio, o prefeito de Melbourne, John So, disse acreditar "que o Council House 2 mude a forma pela qual venham a ser projetados e construídos os edifícios em Melbourne, na Austrália e no mundo todo".[full]

Nenhum comentário: