sexta-feira, 27 de julho de 2007

Porto Alegre economiza R$ 7,2 milhões com rede digital de telefonia

via COMPUTERWORLD

Prefeitura completa conexão de 100 prédios públicos e espera economizar outros 4 milhões de reais até o final do processo.

A Escola de Educação Infantil Humaitá é o 100º prédio que a Prefeitura de Porto Alegre conecta à Rede Digital de Telefonia Municipal (RDTM). Viabilizada através da Infovia Procempa, malha de fibras ópticas com 323 quilômetros de extensão, a RDTM já gera uma economia aos cofres públicos na ordem de 7,2 milhões de reais por ano, segundo a Procempa.

A companhia de TI da Prefeitura ainda afirma que, com a conclusão da implantação da Rede Digital na prefeitura, outros 4 milhões de reais deixarão de ser gastos por ano pela administração municipal com serviços de telefonia.

A rede utiliza os prefixos 3289 e 2105 e conta com cerca de sete mil ramais. Para o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, "A RDTM configura-se como mais uma ação de transversalidade na prefeitura", diz ele, em comunicado distribuído à imprensa.

A rede acumula as chamadas locais para telefones fixos e celular, DDD e DDI por meio da Central Telefônica Trânsito, localizada na Procempa. Através da RDTM, os servidores da prefeitura realizam ligações gratuitas entre as secretarias discando apenas o ramal desejado, e ligações externas com custos em média 50% a 70% menores, segundo a Procempa.

Além disso, todos os telefonemas são encaminhados ao leilão diário da rede, que escolhe a menor tarifa do dia oferecida pelas seis operadoras contratadas para atuar no sistema.

Das 100 sedes de órgãos municipais conectadas à RDTM, 67 utilizam a tecnologia VoIP, de transmissão de voz pela rede de dados. As demais estão interligadas por meio de central telefônica.

O emprego do VoIP, lembra a Procempa, permite ainda maior redução de despesas, uma vez que a rede de dados não está sujeita à tarifação das ligações telefônicas convencionais. O VoIP também efetua chamadas de longa distância a custos locais e integra os sistemas de telefonia móvel e fixa.

Nenhum comentário: