sexta-feira, 27 de julho de 2007

Sua primeira namorada – e outras coisas que sites de busca armazenam a seu respeito

via COMPUTERWORLD

A era do “Grande Irmão” já começou. Conceito criado por George Orwell, em que todos estão sendo observados em todo o lugar já acontece na internet.

E se houvesse uma base de dados gigante que contivesse suas mais secretas inseguranças e segredos, como questões médicas embaraçosas ou que você ainda sonha em sua primeira namorada colegial. Bem, isto já existe – se você por acaso já colocou em qualquer site de buscas tópicos como esses citados.

O fato é: sites de busca como Google, Yahoo ou Microsoft Live Search gravam e mantém em seus bancos de dados todos os termos que você busca, com data e hora em que as informações foram processadas. Como se não bastasse isso, ele ainda guarda o endereço IP da sua máquina e uma identificação baseada em um cookie. Com isto, os sites conseguem rastrear os dados que um computador busca, mesmo se a conexão mudar. E assim constroem um histórico de seus interesses.

O Microsoft Live Search também grava o tipo de busca que você pediu (se é imagem, web, local, entre outros). O Google, por outro lado, armazena seu browser e idioma que você utiliza. E quando você clica em um link a partir do Google, isto ficará armazenado. >> [full]

Nenhum comentário: