sábado, 14 de julho de 2007

Neurocientistas acreditam ter encontrado mecanismo envolvido na supressão de memórias



via
Fapesp:

Neurocientistas norte-americanos encontraram um mecanismo de supressão de memórias no cérebro humano que se utiliza de duas etapas para atingir seu objetivo.

De acordo com o pesquisador Brendan Eliot Depue, da Universidade do Colorado, principal autor do estudo, que usou em voluntários a técnica de ressonância magnética funcional para observar as áreas nervosas utilizadas nesse processo, o mecanismo de esquecimento aciona diferentes regiões do córtex pré-frontal.

Primeiro, uma porção do córtex pré-frontal inativa as regiões envolvidas com aspectos sensoriais da memória. Em seguida, uma outra parte do córtex pré-frontal inibe as regiões nervosas que dão suporte ao processo de formação de memórias, como aquelas que estabelecem associações emocionais com as memórias.

O estudo deve ajudar a entender como se controla o processo de formação de memórias. Também deve ser útil para compreender por que pessoas que sofreram distúrbios pós-traumáticos acabam apagando de seus registros recordações ruins.

Nenhum comentário: