sexta-feira, 13 de julho de 2007

Vontade de tomar uma cervejinha e fumar? Troque tudo por um comprimido



via
Scientific American Brasil

Fumantes que usam a droga vareniclina para largar o cigarro também têm menos vontade de beber

Fumar e beber são dois vícios que muitas vezes caminham de mãos dadas (uma segurando o copo e a outra, o cigarro). Há uma década, um estudo publicado no Journal of Studies on Alcohol indicava que quase 85% das pessoas que bebiam bastante também fumavam. Os fumantes têm várias opções para ajudá-los a largar o cigarro, como a vareniclina, uma droga fabricada pela Pfizer que impede que a nicotina libere a dopamina, neurotransmissor associado à sensação de prazer. Agora, novos estudos com camundongos mostram que ela também bloqueia o desejo por álcool.

Dezoito camundongos tiveram acesso intermitente a 40 amostras de álcool por quatro meses. Ao variar o acesso à bebida, Selena Bartlett e sua equipe da Clínica e Centro de Pesquisa Ernest Gallo, da University of California, em São Francisco, aumentaram o desejo dos animais por álcool. Toda vez que eles tinham acesso à bebida, tomavam um pouco a mais. “Eles bebem o dia inteiro e então não podem beber”, explica Bartlett, “As interrupções fazem com que eles queiram beber mais.”

Mas mesmo depois de meses desse comportamento – ao todo 37 sessões de bebedeira –, os camundongos reduziram a quantidade de bebida ingerida pela metade após receberem a vareniclina. Sem o medicamento, os animais não voltaram imediatamente a beber mais (o chamado efeito rebote que atrapalha outros tratamentos). “É por isso que acreditamos que essa droga está inibindo o sistema de recompensa em vez de substituí-lo”, afirma Bartlett. [full]

Nenhum comentário: