quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Espelho pode cortar custos de energia solar

via G1 > Tecnologia



Cientistas têm procurado alternativas ao silício para os painéis solares. Nova substância, que é cara, poderia ter potencial aumentado com espelhos.

O uso da luz refletida pode ser a resposta para tornar a energia solar competitiva diante de fontes convencionais de energia, afirmam cientistas israelenses.

Uma corrida mundial para encontrar fontes alternativas de energia está em curso, e os subsídios estão inclinando as escalas em favor das fontes renováveis de energia, que respondem às preocupações ecológicas e de segurança relativas aos combustíveis fósseis.

A demanda crescente por uma dessas fontes renováveis, a energia solar, está consumindo grande volume de silício, a matéria-prima dos painéis solares, dando início a uma busca por alternativas.

Uma equipe da Universidade Ben Gurion, de Israel, acredita ter desenvolvido uma resposta, com um material menos conhecido que, embora mais caro que o silício, pode ser usado de maneira mais eficiente quando combinado com uma superfície refletora.

"O painel poderia ser instalado em um quintal ensolarado, e atenderia à maior parte das necessidades de energia de uma casa", disse David Fairman, professor de Física na Ben Gurion e veterano de 31 anos de pesquisas com energia solar no deserto do Negev, em Israel. "Os custos por watt são comparáveis aos de uma usina convencional de energia, mas o uso de combustível é zero", acrescentou. [Leia+]

Nenhum comentário: