sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Estudos apontam vacinas antiaids eficientes

via VEJA

Um grupo de pesquisadores da África do Sul divulgou nesta sexta-feira resultados de dois estudos que apontam a possibilidade de fabricação de vacinas realmente eficientes no controle do vírus HIV e na prevenção da aids.

As pesquisas foram feitas através de um teste clínico com 480 pessoas saudáveis, metade delas moradoras da África do Sul. Os resultados mostram que apresentaram respostas imunológicas positivas depois de receber uma dose da vacina HVTN 204. Outro teste, realizado pelo laboratório finlandês FIT Biotech, também apresentou resultados promissores.

A pesquisa do FIT Biotech envolveu a aplicação de uma vacina de DNA, desenvolvida pelo grupo, em portadores do HIV que moram em sua maioria em Soweto, região de população negra ao sul de Johanesburgo, na África do Sul. Os estudos foram divulgados em um encontro patrocinado pela Iniciativa Sul-Africana da Vacina contra Aids, em Johanesburgo. Os efeitos colaterais da vacina desenvolvida pelos sul-africanos mostraram-se, em regra, de leves a moderados.

Nenhum comentário: