sexta-feira, 31 de agosto de 2007

IBM anuncia avanço em nanocomputação

via INFO Online

Cientistas da IBM informaram na quinta-feira que estavam mais próximos de realizar esse feito, depois que descobriram como manipular átomos individuais de maneira que poderia permitir a criação de componentes básicos para dispositivos de armazenagem de dimensões ultra-reduzidas.

Compreender e manipular o comportamento dos átomos é crítico para a exploração prática do poder da nanotecnologia, que opera com partículas dezenas de milhares de vezes menores que a espessura de um cabelo. 'Uma das propriedades mais básicas que cada átomo oferece é o fato de que se comporta como um pequeno imã', disse Cyrus Hirjibehedin, cientista do Almaden Research Center, na IBM.

'Se você consegue manter a estabilidade dessa orientação magnética ao longo do tempo, é possível usá-los para armazenar informações. É dessa forma que um disco rígido de computador opera', disse Hirjibehedin em entrevista telefônica.

'O que estamos tentando fazer é compreender como essa propriedade fundamental funciona no caso de um átomo isolado', afirmou. [Leia+]

Nenhum comentário: