terça-feira, 11 de setembro de 2007

Ajude a alimentar a web semântica

Blog do Juliano Barreto

Informação a internet já tem aos montes. E as maneiras de acessar a rede já são numerosas e razoavelmente rápidas. O que ainda falta é transformar o conteúdo, tornando-o mais inteligente e adaptável. Até hoje, a internet faz uma mistureba de outros meios de comunicação, mas, existem iniciativas para sair dessa.

Uma das mais promissoras, embora pareça simplória demais, é a adoção dos Microformats, uma técnica que poderá criar links inteligentes dentro dos sites. De maneira resumida, um site programado com essa formatação poderá linkar as informações de um show, como data e horário, diretamente para o seu serviço de agenda preferido.

Outros exemplos de uso são a conexão de números de telefone com programas de VoIP ou uma parceria entre um site de mapas e um GPS online. Dá para imaginar o mil e uma coisas, todas resultantes de cruzamentos de tecnologias que já estamos acostumados a usar hoje.

Isso não é apenas uma versão mais inteligente do comando “mailto”: do HTML. Uma ampla adoção de códigos com Microformats dentro do XHTML e do HTML é um dos passos mais acertados em direção à web semântica. Um mar de conteúdo (como temos hoje) organizado por critérios realmente úteis (bem diferente do que temos hoje).

Esse trabalho de etiquetar as informações da internet já pode começar a ser feito. Os times de desenvolvimento do Internet Explorer 8 e do Firefox 3 já estão de olho no suporte ao Microformats e já existem Bookmarklets para ajudar você a entrar nessa onda.

Quer fazer parte disso? Leia e aprenda um pouco sobre o assunto nesse ótimo guia do blog Microformatique

Um comentário:

Anônimo disse...

A matéria é muito interessante!!

Falando de web semantica, esse link mostra bem como funciona!

www.cortex-intelligence.com