quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cidade inglesa apresenta testes com veículos elétricos sem motorista

via IDG Now!

Carros se movimentam sozinhos pela cidade, desviando de obstáculos, e utilizam fontes de energia limpas, como baterias e eletricidade.

A cidade de Daventry, na Inglaterra, está demonstrando veículos sem motorista, capazes de se mover sozinhos por meio da observação do que está ao seu redor.

O carro autônomo, chamado CyberCar, está sendo exibido entre 24 de setembro e 5 de outubro na cidade britânica e faz parte de um projeto de pesquisa do grupo CityMobil, da Comissão Européia.

A cidade também está exibindo o CityCab, modelo de maior porte, mas com funcionamento similar aos dos carros pequenos.


O objetivo da exibição é avaliar meios de transporte alternativos que possam aumentar a disponibilidade de transportes públicos, reduzindo a dependência dos carros tradicionais, segundo o site da cidade de Daventry.

Os veículos contam com tecnologias de controle autônomo, detecção de obstáculos e fontes alternativas de energia - utilizando baterias e motores elétricos -, entre outras.


Eles foram desenhados para se movimentar por trajetos curtos, mas poderão ser adaptados para viagens longas por meio de trilhos especiais, de acordo com informações do site do projeto CityMobil.

Nenhum comentário: