quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Raio laser destrói vírus no sangue

via IT

Destruir os vírus no interior do corpo utilizando um raio laser pode parecer uma boa idéia para filmes de ficção científica. Mas o pesquisador Shaw-Wei David Tsen, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, acaba de demonstrar que o conceito é viável e funciona extremamente bem.

Hoje, quando uma amostra de sangue para transfusão precisa ser descontaminada, ela é tratada com irradiação de raios ultravioleta. O método funciona, mas deixa um rastro de células danificadas e até com mutações. Tsen, que é estudante de imunologia, discutiu o assunto com seu pai, que é especialista em raios laser. O resultado da conversa foi realmente um presente de pai para filho - "Por que você não usa raios laser?"

Os raios laser conseguem atravessar a água, que é um elemento altamente absorvedor de energia e interfere largamente com as ondas ultrassônicas. Desta forma, teoricamente, o laser conseguiria passar pelo líquido ao redor dos vírus e dar-lhes uma sacudida tão forte que eles seriam destruídos instantaneamente. [Leia+]

Nenhum comentário: