Microrganismo vive em lagos e outros locais com água parada e quente, diz cientista. Meninos e adolescentes são principais vítimas; infecções são raríssimas, mas preocupam.
Parece ficção científica, mas é verdade: uma ameba asssassina que vive em lagos, invade o corpo humano pelo nariz e ataca o cérebro, onde o devora até matar a pessoa infectada.
Embora os encontros com o microrganismo sejam muito raros, ele já matou seis meninos e rapazes nos Estados Unidos neste ano. O pico no número de casos tem preocupado agentes de saúde americanos, que estão prevendo mais casos no futuro.
"É definitivamente um problema que temos de acompanhar", diz Michael Beach, especialista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos EUA.
" Segundo os CDCs, a ameba Naegleria fowleri matou 23 pessoas nos Estados Unidos entre 1995 e 2004. Neste ano, os seis casos ocorreram na Flórida, no Texas e no Arizona. Os CDCs têm conhecimento de apenas algumas centenas de casos no mundo todo desde a descoberta da ameba nos anos 1960. [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário