via Nova Consciência
Embora cerca de 75% da Terra seja coberta por água (1,32 bilhões km³), apenas 3% deste total não compõe mares. Deste pequeno montante de água potável, somente 0,3% (ou 0,007% do total) está disponível de maneira acessível para o consumo humano.
Os outros 99,7% estão em forma de gelo ou água subterrânea em lençóis freáticos muito profundos. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 1,1 bilhão de pessoas (18% da população mundial) já sofrem com escassez, índice que pode atingir 45% em 2050. Muitas fontes de água doce secaram ou estão poluídas.
Ao mesmo tempo, o Brasil está entre as maiores reservas do planeta e é um dos países que mais desperdiça o recurso. A organização não-governamental Greenpeace estima que o brasileiro consuma, em média, 300 litros de água por dia a ONU recomenda 200 litros como ideal.
Para cada copo que se bebe, por exemplo, são gastos outros dois na lavagem. Em números gerais, o consumo humano urbano representa 27% da água extraída dos rios brasileiros. A maior parte (47%) vai para a irrigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário