terça-feira, 30 de outubro de 2007

Classmate PC é aposta da Intel em PCs educativos

via Uol



O Classmate PC é fruto do Intel World Ahead, programa da Intel para acesso a tecnologia em países em desenvolvimento. O projeto foi demonstrado pela primeira vez por Paul Otellini, CEO da Intel, em maio de 2006 durante o congresso mundial para tecnologia da informação, ainda com o nome de Eduwise.

Os primeiros testes de campo foram feitos na Nigéria e atualmente mais de 30 países, inclusive o Brasil, já avaliam a solução.

Enquanto boa parte do XO-1, da OLPC, foi projetada do zero para o menor consumo de energia e menor custo possível, o Classmate PC usa componentes já existentes (uma abordagem chamada "off the shelf"), tirando proveito dos benefícios da economia de escala para atingir resultados parecidos.

O coração da máquina, que tem autonomia de bateria estimada em quatro horas, é um processador Intel Celeron M rodando a 900 MHz, com 256 MB de RAM e 1 ou 2 GB de memória Flash substituindo um disco rígido. O monitor LCD colorido tem 7 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels.

As interfaces de rede incluem Ethernet (10/100 Mbits/s) e Wireless 802.11 b/g. Um microfone e alto-falantes cuidam da multimídia, mas não há câmera. Um acessório opcional bastante interessante é o "Note Taker", uma prancheta eletrônica capaz de transcrever automaticamente qualquer coisa escrita (com uma caneta especial) em um papel ou bloco sobre ela para a tela do computador.

Visualmente o Classmate PC lembra um laptop "gordinho": medindo 24,5 x 19,6 x 4,4 cm e pesando 1,4 Kg, ele é protegido por uma capa de vinil nas cores azul ou cor-de-rosa que serve tanto como proteção como uma opção de estilo. Ela também pode ser personalizada pela instituição de ensino. [Leia+]

Nenhum comentário: