quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Cientistas apontam a região do cérebro responsável por encontrar os sons

via Scientific American



Pesquisadores dizem que uma região do cérebro chamada plano temporal processa onde um determinado som ocorre no ambiente, seja ele esperado ou não.

Uma tática comum para encontrar um celular perdido é ligar para o aparelho e sair à sua caça, seguindo a direção do toque da campainha.

Estudos anteriores indicam que a região do cérebro chamada plano temporal (localizada acima e atrás do córtex auditivo) é a responsável por localizar os sons no espaço – pelo menos quando ficamos atentos a eles.

Agora os cientistas conseguiram demonstrar que o plano temporal se ativa automaticamente quando um existe um barulho, mesmo se não estamos prestando atenção a ele. Por exemplo, essa região do cérebro entra em ação se um telefone toca no quarto e você está assistindo à televisão na sala de estar.

“O espaço é um parâmetro que unifica os diferentes sentidos, e nos permite juntar informações a partir da visão e audição, por exemplo, quando a localização da fonte é mesma”, explica Leon Deouell, neurocientista da Universidade hebraica de Jerusalém e co-autor do estudo publicado na revista “Neuron”. “Foi muito importante mostrar que o plano temporal faz o trabalho mesmo ‘na surdina’, quando você não tem intenção de ouvir ou localizar um som”. [Leia+]

Nenhum comentário: