quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Córnea artificial pode ser testada em 2008

via G1 > Ciência

Um grupo de pesquisadores alemães desenvolveu uma córnea artificial que poderia começar a ser testada em humanos no início de 2008, o que evitaria que pacientes tivessem de esperar muito tempo por uma doação.

A nova córnea artificial já foi testada em laboratório, onde foi implantada em coelhos e, segundo os pesquisadores, apresentou "resultados promissores".

Da iniciativa, financiada pela União Européia (UE), participaram pesquisadores alemães do Instituto Fraunhofer de Pesquisa Aplicada de Potsdam e do Hospital Universitário de Regensburg.

A descoberta resolve o principal problema que envolve atualmente a produção de córneas artificiais: a necessidade de que o implante cresça e se una firmemente ao tecido natural, com o centro do mesmo permanecendo isento de células, já que isso dificultaria a visão.

"Nossas córneas artificiais são feitas com um polímero que está à venda, que não absorve água e que não permite que cresçam células sobre o mesmo", explicou em comunicado Joachim Storsberg, coordenador do projeto.
[Leia+]

Nenhum comentário: